Palestras para empreendedores em Curitiba

Para ampliar ainda mais os conhecimentos sobre oportunidades de empreendimentos, com vistas à geração de emprego e renda, a Agência Curitiba de Desenvolvimento estará promovendo, de cinco a 30 de outubro, um Ciclo Avançado de Eventos Bom Negócio, nas nove Administrações Regionais da Prefeitura Municipal de Curitiba.

O objetivo é levar aos empreendedores instalados na cidade noções práticas aplicáveis no dia a dia das empresas, visando melhorar a competitividade e criar melhores condições para desenvolvimento dos empreendimentos.

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Juraci Barbosa Sobrinho, explica que o ciclo de eventos é um complemento do programa Bom Negócio que já formou perto de oito mil novos empreendedores na capital paranaense e região metropolitana.

“É uma demonstração de que as políticas públicas de geração de emprego e renda da Prefeitura de Curitiba são permanentes e que o Bom Negócio é uma fonte de informações e de fortalecimento para o empreendedor curitibano”, pontua Juraci Barbosa.

O acesso às palestras será gratuito aos empreendedores dos bairros e os eventos acontecerão sempre a partir das 19h30min. Os temas a serem abordados nos encontros possuem ligação forte com as necessidades dos empreendedores.

Entre os temas destacam-se liderança, gestão de projetos, proteção a golpes e fraudes, como participar de licitações públicas, inovação e diferenciação dos negócios, formação de preços de vendas, finanças, produtos e linhas de crédito disponíveis e como buscar financiamentos.

São parceiros da Prefeitura de Curitiba as seguintes empresas e ou instituições: Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Centro Universitário FAE, Universidade Positivo, Associação Comercial do Paraná, Federação do Comércio do Paraná, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Também terá participação consultorias como Fullmarketing e Kaminski & Avalca.

A agenda de eventos prevista para o período de cinco a 30 de outubro poderá ser consultada no site da Agência Curitiba de Desenvolvimento (www.agenciacuritiba.com.br), ou por meio dos telefones (41) 3221-9917, 3221-9918 e 3221-9919, bem como junto às Administrações Regionais, nas ruas da cidadania.

Sobre o Bom Negócio

O Bom Negócio é um programa da Prefeitura de Curitiba, criado em 2005 e conduzido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento. Tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico local das microrregiões e bairros de Curitiba, por meio da capacitação, consultoria e acompanhamento de empreendedores no contexto local, tanto formais quanto informais.

Está voltado prioritariamente para micros e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, induzindo a geração de empregos e renda, e melhorando a qualidade de vida da população.

Desde 2005, até agosto de 2009, o programa visitou aproximadamente 40.000 estabelecimentos, e mais de 7.800 empreendedores foram formados e certificados. No período, as empresas informaram terem aberto 2.100 empregos diretos e entre os participantes, 34% tiveram aumento de faturamento e 54% reinvestiram em seus negócios.

Uma grande rede de relacionamentos e negócios vem se formando. Os participantes arrecadaram e doaram 65.425 quilos de alimentos que foram entregues a 311 instituições de assistência.