MAU EXEMPLO

Pais e avós foram os campeões de inadimplência no Paraná

Pais e avós foram os campeões de inadimplência no Paraná no mês passado. É o que revela levantamento da Associação Comercial do Paraná (ACP) com 1.364 consumidores dos 17.686 que procuraram a instituição para verificar suas condições de crédito. Deste total, 11.583 apresentaram restrições no Cadastro de Pessoa Física (CFP), ao passo que 6.103 não tinham anotações restritivas.

Entre os homens, 54% tinham dívidas no mês passado, de acordo com a pesquisa. 40% dos nomes incluídos na “lista negra” do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da ACP estavam na faixa etária de 31 a 60 anos. Segundo a entidade, a explicação é que se tratam de pessoas que concordam com o empréstimo do nome para filhos ou netos realizarem novas compras, mesmo com restrição do crédito pessoal. Na falta de pagamentos, as pessoas que emprestaram o nome vão parar no cadastro de inadimplentes do SCPC.

Entre as pessoas que recorreram ao serviço da ACP, 39% tiveram o crédito barrado ao tentar efetuar a compra, 36% receberam a carta aviso e procuraram o SCPC ou a empresa credora para quitar a dívida e outras 12% apenas confirmaram a exclusão do nome da relação de devedores.

Causas

A pesquisa revela que os principais motivos da inadimplência são: desemprego (33%) e empréstimo do nome (30%). Entre os cadastros negativados, 34% fizeram compras com carnês, 33% com cheques, 18% com cartões de loja, 8% realizaram empréstimos e 6% não aguentaram pagar o cartão de crédito. Porém, em torno de 80% dos devedores se disseram dispostos a pagar a dívida quando houver equilíbrio financeira.