País caminha para a recessão, avalia FGV

O Brasil não está em recessão ainda, mas parece estar caminhando para isso, segundo a Sondagem Conjuntural da Indústria da Transformação deste mês, divulgada hoje (25) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). ?A desaceleração da atividade industrial, neste início de segundo semestre, deixa de ser um processo lento e gradativo para tomar ares de recessão?, diz o início do texto de análise da pesquisa. ?Estamos na ante-sala da recessão, o que não quer dizer que o Brasil vá entrar em recessão. Pode ser que a situação melhore?, diz o coordenador da pesquisa, Salomão Quadros.

A conclusão vem principalmente das respostas sobre o nível de demanda entre as 1.220 empresas pesquisadas, que respondem por vendas que totalizam R$ 236,6 bilhões. A diferença entre os que acham que a demanda está fraca e os que acham que está forte cresceu de 5 pontos porcentuais em abril, mês da Sondagem anterior, para 17 pontos este mês.

A diferença de 12 pontos porcentuais de um trimestre para o outro nessa questão e nesse período é idêntica à de 1983, praticamente igual a de 11 pontos de 1998 e semelhante também à de 15 pontos de 1982. Em 2001, no entanto, no segundo mês do racionamento de energia a diferença era ainda maior, alcançando 22 pontos porcentuais.

Voltar ao topo