Ovos coloniais gera vantagens para produtor rural

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 9 de maio, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã, tem como tema a “Produção de ovos coloniais: alternativa de renda para pequenos produtores”. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves acreditam que o ovo tem condições de ajudar o país a vencer a fome, já que é um dos alimentos mais completos do ponto de vista nutricional e com custo baixo. Cada brasileiro consumiu no ano passado, em média, 84 ovos, segundo o Anuário da Pecuária Brasileira 2002, quantidade considerada baixa diante dos padrões de consumo mundiais. Nos Estados Unidos, por exemplo, cada habitante consome 304 ovos por ano. Caso o consumo triplicasse no Brasil, muitos brasileiros superariam a desnutrição e milhares de produtores, entre eles os pequenos e médios que investem em ovos coloniais, seriam beneficiados com o aumento da produção.

A proposta de criação desenvolvida pela Embrapa, que permite que a aves fiquem soltas, requer pequeno investimento inicial e, mesmo sendo um modelo alternativo ao industrial, mantém as conquistas da avicultura moderna, como o controle sanitário. Entre as soluções desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa, está o uso da cerca elétrica na contenção das aves.

A proposta de produção de ovos é complementada pela Poedeira Colonial Embrapa 051. A galinha oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. Uma galinha colonial comum põe cerca de 80 ovos durante o período de produção. Já a 051 atinge de 280 a 300 ovos. A Embrapa Suínos e Aves comercializou no ano passado 50 mil poedeiras, em lotes de 300 aves, beneficiando cerca de 200 produtores em nove estados brasileiros.

O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Voltar ao topo