Otimismo motivou leve alta do ICI em maio, segundo FGV

O leve aumento da confiança da indústria em maio foi influenciado pela alta do Índice de Expectativas (IE), que avançou 0,9% na comparação com abril, para 103,4 pontos, e atingiu o maior patamar desde junho do ano passado, quando estava em 106,5 pontos. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) de maio passou de 103,3 para 103,4 pontos, uma pequena variação de 0,1%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Já o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 0,5% e caiu para os 103,5 pontos, na mesma base de comparação. Dentro deste subíndice, o indicador que avalia os estoques da indústria foi o destaque. A proporção de companhias que se encontram com estoques excessivos atingiu 8,8%. Em abril, esse porcentual era de 5,2%. Já 4,2% dos entrevistados consideraram ter estoque insuficiente, ante 2,5% na leitura de abril.

O indicador que mede as expectativas em relação à evolução dos negócios em um horizonte de seis meses atingiu 144,6 pontos, o maior nível desde maio do ano passado (145,5 pontos). Mais da metade, ou 50,7% das 1.259 empresas consultadas, acreditam em melhora no período até outubro, enquanto 6,1% esperam uma piora. Em abril, esses porcentuais eram, respectivamente, de 52,3% e 8,2%.

De acordo com a FGV, essa combinação de resultados mostra que “a atividade industrial deve seguir em ritmo lento neste segundo trimestre, com perspectiva de melhora gradual ao longo do segundo semestre”.