Otimismo do brasileiro sobe em junho, aponta pesquisa do Ipea

O otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade socioeconômica do país subiu em junho para 68,5. O valor é superior ao apurado em junho de 2011 (64,1 pontos). As informações estão no levantamento do IEF (Índice de Expectativas das Famílias) divulgado hoje pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O Ipea, órgão ligado à Presidência da República, faz o levantamento mensalmente em 3.810 domicílios, em mais de 214 cidades. Na escala do Ipea, a pontuação acima de 60 pontos indica otimismo; abaixo de 40, pessimismo. A margem de erro da pesquisa é de 5%, segundo informa o instituto.

Sobre as expectativas das famílias brasileiras em relação à economia nacional para os próximos 12 meses, observou-se uma variação negativa. De maio (66,8%) para junho (65%), o índice nacional recuou em 1,8 ponto percentual.

A região Centro-Oeste continua sendo a mais otimista das regiões brasileiras. Com 88,8% das famílias da região acreditando que a situação econômica do Brasil nos próximos 12 meses estará melhor -valor superior ao registrado em maio (84,6%)-, a região segue como a única dentre as macrorregiões em que o índice ultrapassa a marca dos 80 pontos. Em seguida, está a região Norte, com 67,3% otimistas, valor bem abaixo do encontrado no mês anterior (72%).

Voltar ao topo