O Banco Opportunity vai recorrer às instâncias superiores da Justiça da decisão do juiz da 6ª Vara Criminal Federal, Fausto Martin de Sanctis, que determinou ontem a imediata liquidação do fundo Opportunity Special Fundo de Investimento em Ações pelo seu administrador, a BNY Mellon Serviços Financeiros. Pela decisão, a liquidação deve ocorrer em, no máximo, 48 horas. A posição do Opportunity foi divulgada hoje por meio de um comunicado distribuído pelo advogado do banco, Antonio Sérgio de Moraes Pitombo.

continua após a publicidade

De acordo com ele, “a determinação de liquidação do Opportunity Special FIA não possui previsão legal”. O banco alega que “fundos de investimento constituem um produto financeiro em que os cotistas investidores não se comunicam, ou seja, a situação particular de um cotista não pode afetar o fundo como um todo”. Caso contrário, afirmou Pitombo, “fundos de investimento com mais de um cotista gerariam riscos inaceitáveis e desconhecidos para os clientes”.

O banco destaca que o único fundo brasileiro alvo da decisão de De Sanctis e de qualquer outra determinação judicial foi o Opportunity Special Fia, constituído em 2004, e mais nenhum outro. “Não há qualquer outro fundo de investimentos brasileiro gerido pelo Opportunity afetado por esta ou qualquer outra decisão judicial.”

Ontem, De Sanctis abriu nova ação contra o banqueiro Daniel Dantas, sócio-fundador do Banco Opportunity, por crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro de origem ilícita, gestão fraudulenta de instituição financeira e formação de quadrilha. Além de Dantas, a Justiça aceitou denúncia contra outras 13 pessoas ligadas a ele pelos mesmos crimes e também por gestão temerária.

continua após a publicidade