Oportunidade de trabalho em emprego temporário

Rio  – O Brasil vai abrir 400 mil empregos temporários, neste mês e em dezembro. Os últimos cortes nos juros básicos do país feitos pelo Banco Central (a Taxa Selic recuou de 26,5% para 19% ao ano) e os novos sinais de reativação da economia estão levando o comércio, a indústria e o setor de serviços a voltarem a prever vendas maiores neste fim de ano, o que estimula a abertura de vagas temporárias. De acordo com o Instituto Fecomércio-RJ, o varejo deve vender de 2% a 5% mais no período de Natal, em relação ao ano passado.

Segundo o levantamento da Associação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) – realizado com 300 companhias em todo o país – do total de 400 mil vagas abertas, 200 mil contratações serão baseadas na lei 6.019/74, que regulamenta o trabalho temporário. E as outras 200 mil seguirão o caminho informal. Ou seja, sem a proteção da lei, que garante ao trabalhador temporário carteira assinada e pagamento proporcional de férias e décimo terceiro salário.

Apesar das previsões iniciais do setor de que as contratações temporárias este ano ficariam abaixo de 2002, a Asserttem diz que o número de vagas conseguirá ser igual ao do ano passado.

– A indústria e o comércio retardaram a contratação de temporários este ano, à espera de uma reação da economia. Agora, com a previsão de um Natal melhor que o do ano passado, a temporada de contratações começa a se aquecer – afirma o vice-presidente da Asserttem-RJ, Adalberto dos Santos Filho.

O economista da PUC e diretor do Instituto Fecomércio-RJ, Luiz Roberto Cunha, faz coro.

– Da mesma forma que o comércio retardou encomendas, a abertura de vagas temporárias sofreu algum atraso. Algumas lojas até se anteciparam, mas só agora o comércio realmente começou o trabalho de seleção de temporários – diz Cunha, acrescentando que, apesar da expansão prevista de até 5% sobre 2002, as vendas do comércio devem repetir os níveis de 2001, ano do racionamento de energia elétrica no país, que afetou os resultados.

E nem todos os sinais são positivos no mercado de trabalho de fim de ano. Segundo Santos Filho, a contratação será mais intensa no setor informal. Este ano, as vagas temporárias formais encolheram 10%, indicando migração para a informalidade.

Até dezembro, São Paulo deverá abrir a maioria das vagas temporárias (240 mil), seguido pelo Rio, com cem mil. O salário médio, segundo a Asserttem, é de R$ 350, sem contar comissões. Ingrid Ferreira de Mattos Silva, desempregada há quatro meses, já começou a preencher fichas em lojas do Rio que estão recrutando extras de Natal e Ano Novo. Os principais shoppings da cidade e lojas de departamento já estão com cerca de 6.800 vagas temporárias abertas.

Trabalhei ano passado como extra de Natal. Como tenho experiência, pode ficar mais fácil conseguir uma vaga – diz Ingrid.

Voltar ao topo