Operadoras de telefonia apresentam recursos ao leilão para tecnologia 4G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu hoje (10), de operadoras de telefonia, sugestões de mudanças e pedidos de impugnação a alguns itens do edital do leilão referente a faixas de frequência para a tecnologia 4G, previsto para 12 de junho.

Os pedidos foram apresentados pelas empresas TIM, Vivo, Claro, Oi e pela sueca AINMT. A Anatel porém não deu detalhes sobre a motivação dos pedidos. O Conselho Diretor da agência tem prazo, até 5 de junho, para dar a resposta ao pedido das operadoras.

A Oi informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que apresentou à Anatel apenas uma sugestão para que os nomes das empresas que não vão disputar os lotes regionais sejam divulgados sete dias antes da entrega dos envelopes com propostas de preços.

A expectativa da Anatel é arrecadar pelo menos R$ 3,8 bilhões com o leilão, se todos os lotes forem vendidos. O vencedor da licitação será aquele que oferecer o maior preço pela outorga de cada um deles. A tecnologia 4G permite multiplicar por dez a atual velocidade do acesso à internet.