economia

Operação Rosa dos Ventos mira fraude de R$ 3 bilhões

Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal deflagraram, nesta terça-feira, 15, a Operação Rosa dos Ventos, contra crimes contra a ordem tributária, econômica, lavagem de dinheiro e falsificação de títulos públicos. Um desfalque já apurado de R$ 3 bilhões em impostos sonegados e multas.

Policiais cumprem 36 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão temporária, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.

O esquema é investigado desde 2013, em decorrência de fiscalização da Receita que descobriu sonegação fiscal em uma distribuidora de combustíveis de Paulínia.

A PF e o MPF descobriram que empresas eram registradas em nome de laranjas, para crimes de sonegação, lavagem e contra a ordem econômica. O esquema envolvia ainda falsificação de títulos da União, uso de offshores para ocultação patrimonial, empresas de participação e negócios com pedras preciosas.

Os investigados são suspeitos por crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, crimes de mineração, evasão de divisas, crimes de mineração e falsificação de papéis públicos.

Voltar ao topo