O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo realizou na manhã desta terça-feira, 21, uma operação para desarticular uma quadrilha responsável por fraudes fiscais no setor de processamento de soja. Em conjunto com a Secretaria Estadual da Fazenda, a ação busca cumprir 10 mandados de prisão e outros 20 de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Osasco e Bauru.

continua após a publicidade

A fraude foi descoberta por fiscais da Delegacia Regional Tributária de Bauru. O esquema consistia na simulação de operações intermediárias com soja e derivados, o que gerava créditos irregulares de ICMS para os destinatários. Segundo o MP, as investigações revelam um prejuízo em impostos superior a R$ 2,7 bilhões aos cofres do Estado e da União.

A simulação das operações ocorria por meio da utilização de empresas de fachada e offshore (organizações abertas em paraísos ficais), além de sócios laranja. De acordo com informações da Secretaria da Fazenda, essas empresas e sócios fantasmas absorviam todos os débitos fiscais – que não eram pagos – produzindo uma blindagem comercial e financeira para as empresas do setor de soja. No total, dez companhias estão entre os alvos da operação “Yellow”.

O grupo criminoso contaria ainda com o apoio de agentes públicos da própria pasta, que são acusados de receber mais de R$ 500 mil em propinas para facilitar as operações. A Secretaria informou que vai abrir, imediatamente, uma investigação administrativa sobre os suspeitos.

continua após a publicidade

Participaram da ação cerca de 60 agentes fiscais de renda da Secretaria da Fazenda, 33 promotores de Justiça do Gaeco e integrantes da Polícia Civil de São Paulo.