Opep precisa cortar produção, diz ministro do Iraque

O ministro do Petróleo do Iraque, Hussein al-Shahristani, disse que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deveria cortar a produção quando seus membros se reunirem em Viena, na próxima semana. “Há um excedente de petróleo nos mercados mundiais e nós (Opep) precisamos cortar a produção para reduzir esse superávit”, disse hoje al-Shahristani durante encontro com jornalistas em Amã.

Além disso, o ministro disse que diversos campos produtores de petróleo em países que não fazem parte da Opep suspenderam a produção por causa dos preços extremamente baixos. “O preço de US$ 50,00 por barril não chega a cobrir o custo de produção desse barril em campos de alguns países de fora da Opep”, disse.

“O preço que esses produtores de fora da Opep precisam para manter sua produção não pode ser inferior a US$ 70 o barril”, afirmou al-Shahristani, nos bastidores do encontro entre o governo do Iraque, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo