Opep eleva previsão da demanda por petróleo em 2014

A recuperação econômica da zona do euro e dos EUA está impulsionando a demanda por petróleo além das expectativas, disse nesta quarta-feira a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). A Opep alertou, porém, que a turbulência nos mercados emergentes pode representar um risco à perspectiva positiva.

Em seu relatório mensal, a Opep revisou para cima as previsões para o crescimento da demanda por petróleo este ano em 50 mil barris por dia, para 90,98 milhões de barris por dia. O grupo – que produz mais de um terço do petróleo consumido globalmente a cada dia – citou a melhora nas economias da UE e dos EUA como motivo para a nova previsão e disse que ela será ajustada novamente se a tendência continuar.

Mas a Opep também alertou que a incerteza econômica em mercados emergentes como a Argentina lançou uma nuvem sobre as previsões. “Ainda existem riscos vindos de questões fiscais em alguns países não industrializados”, disse o grupo no relatório, citando questões fiscais e monetárias na Ásia e na América Latina.

A Opep também citou riscos de uma demanda menor que a esperada da Índia – que, juntamente com a China, tem sido o motor do crescimento do consumo global de petróleo – e outras economias asiáticas devido ao crescimento mais fraco. Fonte: Dow Jones Newswires.