Opep confirma manutenção do teto de produção

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) confirmou que o grupo manteve o teto de produção em 30 milhões de barris por dia e um porta-voz informou que o atual secretário-geral, Abdalla Salem el-Badri, deverá ficar no cargo até meados de 2015. Anteriormente, el-Badri havia planejado se aposentar em 2012, mas os membros da organização se dividiram sobre quem seria o substituto.

O grupo também concordou em se encontrar novamente em novembro para a reunião semestral, de acordo com representantes dos países membros.

Os ministros de Petróleo dos países membros da Opep declararam na quarta-feira a satisfação geral com o atual estado dos mercados de petróleo, apontando para o nível estável de preços até agora este ano como prova de que o nível atual de oferta se mantém adequado.

Em um comunicado após a reunião em Viena, a Opep disse que “a estabilidade relativa dos preços durante 2014 até hoje é uma indicação de que o mercado está suficientemente abastecido, com as flutuações de preços periódicas sendo mais um reflexo das tensões geopolíticas do que uma resposta aos fundamentos”.

O secretário-geral da OPEP descreveu o atual nível de preços do petróleo como um patamar que é bom para os consumidores e produtores. “Todo mundo está feliz”, disse ele a jornalistas durante uma coletiva de imprensa.

Voltar ao topo