ONS: segurança para sistema é entrega de obras em dia

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp, disse nesta quinta-feira, 6, que os reservatórios das usinas hidrelétricas da região Sudeste e Centro-Oeste precisam estar com um patamar de 30 a 35% em fim de abril de 2015 para garantir a segurança do fornecimento de eletricidade. Em abril deste ano o patamar mínimo de segurança era de 43%.

“Os parâmetros mudaram porque novos empreendimentos de geração entraram em operação desde o fim da última estação chuvosa”, afirmou Chipp ao deixar evento da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine). “A maior segurança para o sistema é a entrega de obras em dia”.

De acordo com ele, é preciso trabalhar para que linhas de transmissão em atraso consigam ser entregues para que o nível de segurança do sistema aumente. Sem precisar um porcentual, Chipp confirmou que se empreendimentos em atraso hoje já tivessem sido entregues, o porcentual entre 30 e 35% desejado para abril poderia ser ainda menor. “Hoje temos problemas fundiários, ambientais, arqueológicos e culturais na questão indígena que travam o andamento de linhas de transmissão, precisamos resolver isso”, completou.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.