ONS garante abastecimento de energia até 2003

O abastecimento de energia para este ano e para o próximo está garantido, mesmo com as altas temperaturas e com a forte seca que atinge as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A afirmação foi feita hoje (22) pelo presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Mário Santos, ao chegar a uma reunião ordinária da Câmara de Gestão do Setor Elétrico.

?Embora possa estar havendo risco de abastecimento de água, os grandes reservatórios estão com nível 20% acima da curva de aversão ao risco?, disse Santos. Segundo ele, os reservatórios que abastecem as hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste estão com 45,3% de sua capacidade e na região Nordeste, com 27,6%. Em meados de outubro do ano passado, o nível dos reservatórios era de cerca de 21% no Sudeste e Centro-Oeste e de aproximadamente 10% no Nordeste.

Santos afirmou que o consumo de energia em outubro cresceu cerca de 7,58%, principalmente em razão da elevação da temperatura. De acordo com o presidente do ONS, a tranqüilidade quanto ao abastecimento de energia deve-se principalmente a três fatores: a política de intercâmbio de energia entre as regiões, a economia de energia acima do previsto e o acréscimo de 5 mil megawatts (MW) no mercado com a entrada em operação de novas usinas.

O abastecimento também está garantido no próximo ano, segundo Santos, se entrarem outros 5 mil MW de energia de novas usinas e o volume de chuva ficar acima de 65% da média histórica. Desde o início do ano, esse índice é de 93% no Sudeste e Centro-Oeste e de 77% no Nordeste.

Voltar ao topo