OIE declara 10 Estados livres de aftosa com vacinação

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse nesta sexta-feira (26), em São Paulo, que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu o status de área livre de febre aftosa com vacinação para dez Estados brasileiros e mais o Distrito Federal. São eles: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A decisão foi comunicada ao ministro pela delegação do ministério que está em Paris, sede da organização, segundo a assessoria de imprensa da pasta. O anúncio oficial é aguardado para terça-feira (27) em Paris, durante a 76ª Sessão Geral plenária da OIE.

Segundo Stephanes, o Mato Grosso do Sul ainda não foi reconhecido pela entidade como área livre da doença pois faltaram informações adicionais do ponto de vista técnico. "Essas informações serão entregues à OIE e, dentro de 60 dias, o status como área livre deve ser reconhecido pela entidade internacional também para o Mato Grosso do Sul", disse Stephanes.

Com o reconhecimento da OIE, importantes Estados exportadores de carne, como São Paulo e Paraná, poderão voltar a embarcar carnes para países que pagam mais pelo produto, como o Chile e os da União Européia. O ministro descartou, no entanto, que a mudança no status possa incrementar a receita com exportações no curto prazo, já que existe uma baixa oferta de animais para abate no mercado interno brasileiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.