Oferta pelo Yahoo! é a maior desde estouro da bolha

A oferta não solicitada de US$ 44,6 bilhões da Microsoft pelo Yahoo é a maior já feita por uma empresa de internet desde o estouro da bolha pontocom em 2000. É também a maior oferta já feita pela Microsoft para a aquisição de outra empresa. O recorde anterior é recente: no ano passado, a empresa fundada por Bill Gates ofereceu US$ 6 bilhões pela aQuantive, empresa de publicidade online – mais um passo na direção de seu maior rival o Google.

O valor atual de mercado da Microsoft é de US$ 283,4 bilhões, enquanto o do Yahoo fechou ontem (após uma alta de 47,81% das ações) em US$ 37,89 bilhões. Juntas, as duas teriam mais força para competir – tanto em serviço de buscas como em publicidade online – contra o Google, hoje avaliado em US$ 161,39 bilhões. Embora expressiva, a oferta da Microsoft pelo Yahoo fica longe do maior negócio da história da internet.

Em 2000, a America Online (AOL), então maior provedor de acesso do mundo, comprou a Time Warner por US$ 166 bilhões em ações. A nova empresa, AOL Time Warner, tinha valor de mercado de US$ 350 bilhões. Três meses depois, a bolha da internet estourou e as ações da empresa caíram 75%. O ?AOL? foi tirado do nome e transformado em um departamento. Em 2005, tinha 20 milhões de assinantes de acesso discado (e o número decrescia cada vez mais), e a Time Warner pretendia vendê-la.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Voltar ao topo