Ocepar entrega estudo sobre pedágio

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, entregou, ontem, ao governador Roberto Requião, um estudo do impacto dos altos custos do pedágio no transporte dos grãos e insumos do setor agropecuário. O encontro contou com a participação do presidente da Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), Luiz Lourenço, do presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais Agropecuárias do Paraná (Faciap), Jefferson Nogaroli, e do presidente da Associação Comercial de Maringá, Ariovaldo Costa Paulo.

Os representantes das entidades também pediram apoio do governo do Paraná, através do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), para a liberação de recursos do BNDES por meio do Prodecop programa específico de financiamento de cooperativas.

São R$ 141 milhões previstos para investimento no setor agroindustrial neste ano, que vai beneficiar 20 cooperativas no Estado. O programa será o tema principal da reunião, na próxima terça-feira, entre a Ocepar e o secretário estadual de Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul, Luiz Mussi.

O presidente da Ocepar lembrou que o Paraná produz de 23 a 25% do total de produtos primários do país. “A agroindústria é de extrema importância para agregar valor e gerar empregos e renda de forma descentralizada”, destacou.

Lançamento

O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, apresentou ao governador Roberto Requião os sucos de fruta Purit e Suavit (à base de soja), além da maionese. Os produtos serão colocados no mercado pela cooperativa nos próximos dias. A fábrica já está pronta e entra em operação no mês de março.

“Viemos convidar o governador e queremos também a presença do presidente Lula na inauguração, que deve acontecer em abril”, disse Lourenço. O presidente da República visitou a indústria durante a campanha eleitoral, quando esteve em Maringá, e disse que ia voltar para vê-la pronta, segundo o presidente da Cocamar.

Voltar ao topo