O presidente dos EUA, Barack Obama, repetiu o pedido para que o Congresso prorrogue um benefício fiscal sobre a folha de pagamento e adote outras medidas imediatas para estimular a criação de empregos.

continua após a publicidade

Ao iniciar uma viagem de ônibus de três dias, em uma reunião em Cannon Falls (Minnesota), Obama cobrou que os legisladores prorroguem o benefício fiscal sobre a folha de pagamento dos empregados, que segundo ele representa um adicional de US$ 1 mil no orçamento de uma família americana comum. O benefício, que reduz a incidência do imposto para Previdência Social sobre a folha de pagamento dos empregados para 4,2% (de 6,2%), vai expirar no fim do ano.

Ainda segundo Obama, o Congresso deveria aprovar um projeto que criaria um banco nacional de infraestrutura para financiar a construção de estradas e ferrovias, chegar a um consenso sobre acordos comerciais e aprovar a reformulação do sistema de patentes.

“Não existe uma escassez de ideias para criar empregos imediatamente – o necessário é uma ação do Congresso”, disse o presidente. Ele também criticou a “cultura política”, que “não parece disposta a tomar decisões difíceis”. Obama deve passar ainda por Iowa e Illinois. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade