EUA

Obama pede a Congresso aprovação de pacote econômico

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao Congresso norte-americano neste sábado (15) que dê andamento a um plano de resgate econômico durante a semana que vem, que possa ampliar os benefícios aos desempregados, entre outras ações. “Se o Congresso não aprovar um plano imediatamente, que dê à economia o impulso de que precisa, farei disto minha primeira ação como presidente”, disse Obama no programa semanal de rádio do Partido Democrata.

Obama também congratulou a iniciativa do presidente George W. Bush de trazer os líderes das maiores economias do mundo para Washington para discutir a turbulência dos mercados financeiros, “porque nossa crise econômica global exige uma resposta global coordenada”. “Não tenha dúvida: este é o maior desafio econômico global de nossos tempos. E, ao mesmo tempo que a estrada é longa e o trabalho será duro, eu sei que podemos sair da crise porque aqui, na América, nós sempre superamos os momentos, não importa com qual dificuldade. E estou esperançoso, mais do que nunca, de que a America irá emergir novamente”.

O programa, que foi gravado também com imagem, foi postado por meio de um link para o YouTube na página da equipe de transição de Obama na internet. O presidente eleito pretende continuar postando vídeos online após assumir o posto na Casa Branca, em 20 de janeiro.