Obama anuncia estrutura básica de acordo Transpacífico

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje, durante a 21ª Cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que ele e líderes de outros oito países da região chegaram a um acordo sobre a estrutura básica de um pacto para a formação da maior área de livre comércio do planeta.

Segundo Obama, foram definidos os principais aspectos de um futuro Acordo Comercial Transpacífico (TPP, na sigla em inglês). Obama disse ainda estar confiante de que os detalhes restantes serão solucionados. Além dos EUA, estão envolvidos nas negociações Chile, Cingapura, Austrália, Peru, Nova Zelândia, Malásia, Brunei e Vietnã.

O TPP é considerado uma importante plataforma dos esforços de Obama em demonstrar que os EUA continuam sendo a potência dominante numa região cada vez mais influenciada pela China. Na sexta-feira, o Japão anunciou que deseja unir-se ao projeto de livre comércio. A China, por sua vez, queixou-se de não ter sido convidada para participar das negociações. As informações são da Dow Jones.