O número de novas empresas cresceu 4,5% no 3º trimestre em relação ao trimestre anterior, acumulando um avanço geral de 11,7% no ano frente ao mesmo período do ano anterior, de acordo com levantamento da Boa Vista SCPC.

continua após a publicidade

Na classificação por forma jurídica, os MEIs (Microempreendedor Individual) se destacaram, com crescimento de 7,1% em relação ao segundo trimestre, enquanto os outros tipos de empresas recuaram 3,4% na mesma base de comparação. No resultado acumulado do ano, as MEIs já representam 77,8% dos casos.

Na composição por setores, Serviços atingiu representatividade de 57,9% no acumulado do ano até o 3º trimestre, ante 55,8% observados no mesmo período do ano anterior.

Enquanto isso, o Comércio e a Indústria tiveram queda na participação, para 33,8% e 7,4%, respectivamente. A área rural tem participação de 0,9%.

continua após a publicidade

Em relação à análise regional, a região Sul (13,7%) e a Sudeste (13,3%) foram destaques de crescimento de novas empresas no acumulado do ano até o 3º trimestre, enquanto o Norte foi o único a registrar queda (-0,6%). Também registraram avanço as regiões Centro-Oeste, de 9,6%, e Nordeste, de 9,8%.