Número de celulares quase empata com fixos

Rio – O brasileiro praticamente parou de adquirir linhas de telefone fixo, mas continua interessado em aparelhos celulares. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o País instalou apenas 72 mil linhas de telefone fixo nos seis primeiros meses do ano, enquanto o número de novos telefones móveis atingiu 3,24 milhões. Com isso, os celulares já equivalem a 92% do estoque de telefones fixos, totalizando 38 milhões de acessos no fim de junho, frente aos 41,4 milhões de aparelhos fixos.

Entre as três grandes concessionárias de telefonia fixa, apenas a Brasil Telecom, que atua nas regiões Sul e Centro-Oeste (inclusive Brasília), conseguiu expansão significativa de assinantes no semestre passado, com acréscimo de 108 mil clientes.

A Telefônica, que atua no Estado de São Paulo, instalou apenas 4.449 linhas, enquanto a Telemar (que atua no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Nordeste e Norte), perdeu 40.638 assinantes. Pelos dados da Anatel, a Telemar tinha 17,5 milhões de telefones no fim do mês passado, a Telefônica, 13,2 milhões, e a Brasil Telecom, 10,7 milhões.

Embora o total de linhas tenha aumentado no semestre, o número de celulares vendidos em junho registrou queda de 33,5% em relação a maio, caindo de 1,005 milhão para 669 mil linhas.

Brasília

Os dados da Anatel mostram que os brasilienses são os maiores usuários de telefone celular no Brasil, em termos relativos. A “densidade” da telefonia celular na capital federal (número de telefones por grupo de 100 habitantes) atingiu 57,26 no mês passado, número cerca de 2,6 vezes superior à média nacional – 21,51 por 100 habitantes.

Em números absolutos, porém, São Paulo continua liderando com folga a quantidade de celulares instalados, com quase 10 milhões de aparelhos (9,976 milhões), enquanto o Distrito Federal contava com 1,254 milhão de linhas. A densidade de São Paulo era de 25,77 por 100 habitantes no fim de junho. O Rio de Janeiro ocupava a segunda posição, tanto em números relativos quanto absolutos. A densidade no Rio atingiu 39,32 por grupo de 100 habitantes no mês passado, com um total de 5,851 milhões de linhas em operação.

Dentre os grandes mercados, o Rio foi o que registrou maior queda na venda de celulares em junho, em relação a maio. No mês passado, pelos dados da Anatel, o Rio registrou queda de 76,2%, com a venda de apenas 47 mil unidades. Em São Paulo a queda foi de 25,9% (224 mil em maio e 166 mil em junho) e, em Brasília, de 44,8% (47 mil em maio e 26 mil em junho). Isso indica que o grupo Telemar/Oi terá de fazer um esforço adicional para atingir a meta de encerrar o ano com 3 milhões de clientes, conforme divulgado no fim de maio, quando a Telemar fixa comprou a Oi. O Rio de Janeiro, isoladamente, representa cerca de metade da área de atuação do grupo Telemar/Oi.

Voltar ao topo