economia

Nowotny, do BCE, diz que problemas na Itália são de bancos específicos

Ewald Nowotny, integrante do conselho diretor do Banco Central Europeu (BCE), disse hoje que bancos específicos da Itália têm problemas, mas não o setor bancário do país como um todo, e que esses problemas são gerenciáveis.

Nowotny, que falou durante coletiva de imprensa em Viena, fez o comentário após a rejeição de uma proposta constitucional do governo italiano em referendo realizado ontem.

Para alguns analistas, a vitória do “não” no referendo pode dificultar os esforços de alguns bancos italianos de levantarem capital.

“É preciso ver as coisas com a dimensão correta. Esses são problemas de bancos específicos. Não é um problema de todo o sistema bancário”, disse Nowotny, que também é presidente do Banco Central da Áustria. “E, no meu ponto de vista, esses são problemas que podem ser resolvidos.”

Nowotny avaliou também que não vê a possibilidade de a Itália eventualmente deixar a zona do euro. Diante da derrota no referendo, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, anunciou que renunciará ao cargo, fortalecendo a posição de populistas contrários à permanência do país na zona do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.