Novos mercados ampliam exportações do Paraná

Os novos recordes alcançados pelo Paraná com as exportações neste ano têm como um dos fatores a diversificação e ampliação dos mercados compradores. A avaliação é da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.

Segundo a secretaria, as vendas externas no primeiro quadrimestre do ano chegaram a mais de US$ 2 bilhões, o que representou um aumento de 59% em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, o saldo acumulado na balança comercial no período ficou 472% superior ao de 2002, saltando de US$ 172,5 milhões para US$ 987,5 milhões.

“A fuga dos chamados mercados tradicionais incrementou a pauta e deu fôlego aos produtores paranaenses”, analisa o secretário Luis Guilherme Mussi. No ano passado – lembra o secretário – 140 países respondiam pela compra dos produtos paranaenses. “Em 2003, o número de países clientes subiu para 155”. Dos 50 países que mais compraram até agora – informa ainda Mussi – pelo menos 20 podem ser considerados novos mercados.

Entre esses novos mercados, destacam-se China, Irã, Arábia Saudita, Rússia, México, além da Grécia, Argélia, Taiwan e Tailândia. A importância destes países como parceiros comerciais do Paraná pode ser medida pelo resultado das negociações de janeiro a abril. Os 20 países juntos importaram do Paraná, no primeiro quadrimestre de 2002, US$ 202 milhões. Já neste ano, os mesmos destinos foram responsáveis por compras da ordem de US$ 626 milhões, o que representou 31% do total exportado pelas empresas paranaenses.

Mercosul

A análise dos números mostra também o crescimento da atividade comercial entre os países membros do Mercosul. Em comparação com o primeiro quadrimestre de 2002, as exportações paranaenses para o bloco nos primeiros meses de 2003 aumentaram 61,5%, passando de US$ 71 milhões para US$ 114,6 milhões. A Argentina segue como principal parceiro comercial do Brasil e do Paraná no Mercosul e está sendo um dos pivôs da retomada do bloco econômico. Só para os argentinos, o Paraná ampliou suas vendas em 146%.

Outros destaques ficaram com o Chile, o Equador e a Colômbia, que aumentaram o consumo de produtos paranaenses numa média de 30%. “O incremento das vendas para os países da América do Sul deve prosseguir no transcurso do ano, alavancado pelas missões empresariais programadas para os países do Pacto Andino”, estima o coordenador de Assuntos do Mercosul, da secretaria, Santiago Martin Gallo.

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