Nova missão russa para inspecionar frigoríficos

Uma missão russa, composta por quatro veterinários do serviço de inspeção de produtos de origem animal, inicia nesta segunda-feira (17) nova visita ao Brasil para inspecionar matadouros e entrepostos frigoríficos credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) à exportar carne bovina e suína para o mercado russo.

A missão, que deverá visitar oito estados (RS, SC, PR, SP, MG, GO, MS e MT), dará continuidade ao trabalho iniciado em julho último, quando foram vistoriados cerca de 50% dos estabelecimentos exportadores de carnes em 11 estados ( RS, SC, PR, SP, MS, MT, MG GO, TO, RO e Distrito Federal).

Os veterinários deverão permanecer duas semanas no Brasil. Ao final dos trabalhos terão um encontro de avaliação com técnicos do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa.

De outubro de 2002 a setembro deste ano, o Brasil exportou mais de 74 mil toneladas de carne bovina in natura para o mercado russo, totalizando 85 milhões de dólares. No mesmo período, as vendas de carne suína in natura superaram 330 mil toneladas e 340 milhões de dólares, colocando a Rússia na posição de maior importador desse produto do Brasil.

A Rússia também importa carne de peru e frango. No ano passado as exportações brasileiras de carne de peru in natura para o mercado russo ultrapassaram 12 mil toneladas, rendendo pouco mais de 11 milhões de dólares, enquanto a venda de carne de frango industrializada não chegou a 200 toneladas, somando cerca de 280 mil dólares.

Voltar ao topo