Uma nova marca de motocicletas está avançando, aos poucos, no Paraná. Trata-se da chinesa Shineray, introduzida no Brasil pelo Nordeste em 2005, e que já conta com 54 revendas no País.

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A empresa, que tem duas revendedoras no Estado -uma em Londrina e outra em Arapongas – apresentou, ontem, em Curitiba, os seus produtos e divulgou um pouco de suas estratégias para o mercado paranaense. Até o final deste ano, a companhia pretende inaugurar uma loja em Maringá e, no início do próximo ano, mais quatro lojas na Grande Curitiba.

De acordo com o assessor de comunicação da empresa, André Lubambo, o grande diferencial da marca é apresentar um design arrojado, a preços bastante acessíveis. Outra vantagem é a compatibilidade das peças com as de outras marcas, principalmente as também de origem chinesa.

Os valores das motos vão até R$ 13.990 e a variedade de modelos é grande. Há, entre os 16 produtos da empresa, até triciclos e quadriciclos, estes ideais para a praia, e com preços a partir de R$ 7.990.

Chuniti Kawamura
André: “Sem concorrência”.
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O “carro-chefe” da marca no Nordeste é uma motoneta de 50 cilindradas – a mais barata -, cujo preço é R$ 2.790. Porém, a empresa avalia que o mercado de Curitiba deve ter um perfil diferente, mais próximo de São Paulo, onde as vendas da pequena moto são pouco expressivas.

O foco, aqui, deverá ser nas motocicletas de maior porte, com motores de 150 a 250 cilindradas e design mais esportivo. “Não concorremos com as marcas maiores”, explica Lubambo.

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As motocicletas da Shineray chegam ao Brasil pelo Porto de Suape, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, onde também são montadas. Atualmente, a marca vende cerca de 2 mil unidades por mês. Mas as metas da empresa são ousadas: a previsão é de que, até 2010, esteja comercializando entre 70 e 80 mil motocicletas por ano.

Os empresários que trouxeram a marca ao Brasil, ligados à distribuidora de combustíveis Total, pretendem chegar ao número de 70 revendas no País até o fim do ano, e 90 já nos primeiros meses de 2009.

Segundo Lubambo, a política da empresa é de não abrir revendas próprias, mas concessionárias, sempre exclusivas da marca. Ele calcula que o investimento inicial para uma loja gire em torno de R$ 150 mil a R$ 250 mil. No Paraná, a Shineray está interessada, por enquanto, em ter revendedores em cidades no norte e noroeste, como Cianorte, Cambé, Apucarana e Paranavaí.