Nova empresa de celular é a maior do País

São Paulo – Com a compra da Tele Centro Oeste Celular (TCO), a joint venture entre a Portugal Telecom e a Telefônica – provisoriamente chamada de Brasilcel – consolida-se como o maior grupo de telefonia móvel do País, com 16,8 milhões de clientes, três vezes mais do que o segundo colocado. “Após a aquisição, a joint venture tem sua posição completamente definida no Brasil”, disse o diretor-presidente da Brasilcel, Francisco Padinha. A empresa anunciou ontem a compra do controle da TCO, que pertencia à brasileira Splice, por R$ 1,408 bilhão. A aquisição será feita por meio da Telesp Celular Participações, maior empresa da joint venture.

“O movimento de consolidação do setor continuará”, afirmou o analista Luís Minoru, do Yankee Group. Além da Brasilcel, existem mais três grandes grupos de telefonia celular no País: a Telecom Americas, controlada pela mexicana América Móvil; a italiana TIM, com uma operação nacional; e a Oi, da Telemar. Há outros três grupos vistos como alvo no processo de consolidação: a Vésper, que comprou licenças para o interior de São Paulo, Minas Gerais e seis Estados do Nordeste; a BCP, que está na Grande São Paulo e seis Estados do Nordeste; e o Grupo Opportunity, que inclui a Telemig Celular, a Amazônia Celular e as licenças compradas pela Brasil Telecom para a sua área de atuação.

No quebra-cabeça da consolidação do mercado, falta à Brasilcel presença em Minas Gerais e seis Estados do Nordeste. Segundo Padinha, o foco do grupo passa da aquisição de empresas para acordos de “roaming” com terceiros, que permitiriam aos seus clientes falar com tecnologia digital na rede de outras operadoras. Hoje, a tecnologia digital CDMA está restrita aos principais mercados da Brasilcel.

Voltar ao topo