A agência de classificação de risco de crédito Standard & Poor’s Ratings Services rebaixou o rating de crédito soberano em moeda estrangeira do México de BBB+/A-2 para BBB/A-3 e o rating de crédito soberano em moeda local de A+/A-1 para A/A-1.

continua após a publicidade

A agência também disse que rebaixou a avaliação de transferência e conversibilidade do México de A+ para A. Além disso, a S&P reafirmou o rating escala nacional do país em mxAAA/Estável. A perspectiva sobre os ratings é estável.

“Os rebaixamentos refletem nossa avaliação de que as recentes medidas do México para elevar a receita, excluindo o petróleo, e para melhorar a eficiência de sua economia provavelmente serão insuficientes para compensar o enfraquecimento de seu perfil fiscal”, explicou a analista de crédito da S&P Lisa Schineller. “Este enfraquecimento tem origem na combinação de uma modesta perspectiva de crescimento do PIB e redução da produção de petróleo ao longo dos próximos anos”, acrescentou.

A S&P destacou que apesar das recentes medidas do governo mexicano para aumentar impostos e melhorar as perspectivas de crescimento, “esperamos que os desafios fiscais do México vão persistir ao longo dos próximos anos”.

continua após a publicidade

“Além disso, as perspectivas para uma substancial reforma fiscal ou outras medidas para fortalecer o crescimento do PIB na segunda metade da administração do presidente Felipe Calderón estão, na nossa avaliação, diminuindo”, segundo a analista.

“A perspectiva estável (sobre os ratings) reflete os indicadores fiscal e externos que são consistentes com a média BBB, a ausência de desequilíbrios macroeconômicos na economia mexicana e o compromisso do governo mexicano com a estabilidade macroeconômica”, de acordo com Schineller. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade