economia

Nossas medidas estão funcionando, criando empregos, diz presidente do BCE

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, defendeu hoje os estímulos monetários adotados no bloco, afirmando que eles ajudaram a evitar uma nova grande depressão na zona do euro.

Em sua primeira visita ao Parlamento da Alemanha em quatro anos, o dirigente reiterou que os alemães também se beneficiam das medidas do BCE através de crescimento e emprego mais altos.

“Quero mostrar que nossa política manteve a estabilidade dos preços e conteve a ameaça de uma nova Grande Depressão”, afirmou. Rebatendo críticas locais sobre os juros baixos ou negativos da adotados, ele argumentou que as taxas refletem um crescimento econômico menor, não apenas as escolhas da autoridade monetária.

“Nossas medidas estão funcionando”, disse. “Na Alemanha, as exportações se beneficiam da recuperação na região, enquanto o desemprego está no seu menor patamar desde a reunificação do país”, disse.

Ele reiterou que as políticas econômicas dos países do bloco são essenciais para complementar a política monetária do BCE, e que é parte de sua tarefa agir quando a inflação está próxima de zero. “Estabilidade dos preços não significa inflação a 0%”, disse.

Draghi defendeu ainda que é preciso dar tempo para que as medidas adotadas no primeiro trimestre possam mostrar todos seus efeitos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo