Norske propõe a Requião uso dos créditos do ICMS

A Norske Skog Pisa, única fábrica de papel para imprensa do Brasil, recebeu ontem em suas dependências, na cidade de Jaguariaíva, o casal real norueguês. Aproveitando a passagem pelo Brasil, o rei Harald V e a rainha Sonja conheceram o empreendimento da multinacional originária de seu país. Durante o encontro, um dos principais pontos discutidos foi a utilização de créditos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A Norske tem 23 fábricas distribuídas em 15 países do mundo. Ela é a segunda maior produtora mundial de papel para imprensa. Nesse mercado giram anualmente U$ 20 bilhões, gerando meio bilhão de empregos. No Brasil ela é responsável por um terço do papel utilizado pelos jornais, produzindo 180 mil toneladas de papel/ano. A empresa é responsável por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) de Jaguariaíva.

Mesmo com números tão expressivos, um obstáculo está dificultando a expansão da Norske. Segundo o vice-presidente comercial da empresa na América do Sul, Antonio Dias, os créditos de ICMS que a empresa possui não podem ser gastos. “O papel de imprensa é isento de ICMS. Por isso dois terços do mercado brasileiro se abastece de papel importado. Já o papel produzido aqui paga imposto na cadeia produtiva, desde a árvore até a conclusão do papel e o transporte. Não podemos repassar esses 27% ao comprador. Então temos créditos de ICMS, sem poder gastá-los”, revelou. Ele disse que o ideal seria poder usar os créditos, a energia elétrica seria uma boa opção. “Estamos negociando com os deputados que são responsáveis pela reforma tributária”, revelou. Mesmo com as dificuldades, o posicionamento da Norske continua firme em investir no Brasil. “Se resolvemos esse problema vamos comprar uma nova máquina e elevar a produção de 180 para 350 mil toneladas de papel/ano”, contou.

Energia

A empresa produtora de papel é a maior consumidora da Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 500 mil megawats/hora por ano. “É quase o consumo de Ponta Grossa, ou da Região Metropolitana de Curitiba”, lembrou o presidente da Copel, Paulo Pimentel. O presidente da Copel, que é também o diretor-presidente licenciado do Grupo Paulo Pimentel (GPP), lembrou que nos mais de 50 anos de sua empresa, o papel para produção de O Estado do Paraná e da Tribuna do Paraná sempre foi comprado no Brasil. “Valorizamos o produto nacional principalmente pela facilidade de compra”, disse.

O governador Roberto Requião (PMDB) lembrou que o ICMS da cadeia produtiva da Norske representa um quarto do total de ICMS do Paraná, cerca de R$ 98 milhões/ano. Ele disse ser difícil uma redução na cobrança. Quanto à visita do casal real, o governador vê com grande satisfação o investimento norueguês no Estado. “A visita do casal real é uma demonstração clara do interesse que eles têm no Paraná e no Brasil”, disse. A rainha Sonja também visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Jaguariaíva.

Voltar ao topo