‘Ninguém pretende estatizar banco’, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no domigo (26) que ninguém precisa temer uma onda de estatização de bancos no Brasil, apesar de a Medida Provisória 443, assinada por ele na semana passada, autorizar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar ativos de bancos que estiverem em dificuldades. Para Lula, a exemplo do que está ocorrendo na Inglaterra, União Européia e Estados Unidos, não será dado dinheiro público para os bancos. Ativos poderão ser comprados e, quando a instituição voltar a uma situação segura, serão revendidos para ela própria.

“Ninguém pretende estatizar banco. Agora, ninguém vai dar dinheiro para banco. Portanto, ou nós emprestamos com garantia, e uma das garantias pode ser o que está sendo feito pela Inglaterra, pode ser aquilo que o presidente Nicolas Sarkozy (da França) propôs: em vez de dar dinheiro para banco, sem garantia, você compra ações daquele banco e quando se recuperar, você revende as ações para banco”, disse Lula, ontem, após votar, no Colégio Estadual João Fermino, em São Bernardo do Campo (ABC paulista).

Lula anunciou também que fará hoje, em São Paulo, reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, para definir quais são os setores econômicos que estão necessitando de crédito. “Temos recursos para isso e vamos disponibilizá-los”, afirmou o presidente. “O que nós precisamos é saber o conjunto dos setores econômicos que estão necessitando de crédito neste momento”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.