Net lançará banda larga popular por R$ 29,80 em SP

A Net Serviços anunciou hoje o lançamento de um pacote de banda larga popular com mensalidade de R$ 29,80 para acesso à internet. A data do lançamento comercial, no entanto, não está definida. Em teleconferência com jornalistas, o presidente da Net, José Antonio Félix, explicou que o produto está em estudos e, provavelmente, terá velocidade de transmissão de dados na faixa de 200 kilobits por segundo (kbps).

Segundo ele, ainda falta treinar o pessoal de atendimento para o novo produto e fazer ajustes técnicos na rede e no call center, para que o produto seja oferecido. “Rapidamente vamos lançar um produto conforme a iniciativa do governo paulista para as camadas menos favorecidas”, disse Felix. “A vontade é lançar este ano.”

No último dia 15, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), assinou decreto que isenta pacotes populares de internet banda larga da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A isenção vale para pacotes de até R$ 29,80 mensais, para velocidades de 200 Kbps a 1 megabit por segundo (Mbps). A alíquota de 25% continua a ser cobrada dos pacotes comercializados atualmente.

Hoje, a Net já oferece um produto para a classe C, o combo NetFone.com, por R$ 39,90, que inclui acesso à internet à velocidade de 256 Kbps, à telefonia fixa e a canais de TV aberta. Félix não acredita que a banda larga popular possa canibalizar o pacote existente. “O governo quer endereçar o programa claramente a quem ainda não tem conexão à internet. Se quem já tem resolver migrar para o pacote popular, isso desvirtuaria o objetivo do programa. A migração não faria sentido pela pequena diferença de preço”, afirmou o presidente da Net. A migração não é proibida, mas supõe multa de acordo com o decreto do governo.

Em princípio, o novo pacote será oferecido em São Paulo, e a Net pretende estender a cobertura assim que o programa de banda larga popular for regulamentado em outros Estados. Ainda segundo Félix, motivos técnicos não impediriam o serviço de chegar a outras cidades, considerando a experiência com o combo NetFone.com. “Já temos esse produto na prateleira. Então, para oferecer o outro, é mais um processo de desmonte e re-empacotamento do que de inovação”.

O impacto do novo produto sobre a receita anual da Net dependerá da adesão, mas Félix prevê que, se a companhia conquistar 10% da base potencial da população que acessará banda larga pela primeira vez, poderá adicionar cerca de R$ 100 milhões ao faturamento.