Negros e pardos são 21,65% dos desempregados na RMC

A população negra e parda da Região Metropolitana de Curitiba representa 21,65% das pessoas que procuram emprego, num total de 44.445 trabalhadores, segundo levantamento da Agência do Trabalhador. Destes, apenas 13,39% conseguiram um emprego. Os números estão de acordo com a composição da população paranaense, que é 77,24% branca, 2,84% negra, 18,25% parda e 1,66% amarela, indígena ou não-declarada.

Os dados da Agência do Trabalhador reforçam uma preocupação com o acesso à educação. “O principal motivo para o baixo índice de colocação no mercado é a falta de escolaridade e/ou qualificação profissional”, explica José Maurino, coordenador estadual do Sistema Nacional de Emprego.

Entre as vagas oferecidas, apenas 1% aceita pessoas analfabetas. Das demais, 30% exigem o ensino fundamental completo, 18% exigem o ensino fundamental completo, 11% procuram pessoas com o ensino médio incompleto, 25% querem pessoas com o ensino médio completo, 4% procuram estudantes universitários e 12% procuram profissionais graduados.

Segundo os dados de 2002 da Agência do Trabalhador, 205.252 trabalhadores se inscreveram no serviço de intermediação de mão-de-obra do governo do Estado. Na agência, o trabalhador também pode encontrar informações sobre o Banco Social, que financia pequenos empreendimentos formais e informais.

Voltar ao topo