O empregado doméstico que ainda não tiver carteira de trabalho pode aproveitar o sábado (dia 24) para dar entrada no documento. Esse é um dos serviços da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) que estarão à disposição da classe, das 9 às 16 horas, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba, e em quatro subdelegacias do órgão (Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel). A iniciativa faz parte do mutirão realizado pela DRT em parceria com diversos órgãos públicos e entidades não governamentais para diminuir a informalidade no setor e lembrar o Dia do Empregado Doméstico (27 de abril).

A carteira de trabalho está entre os serviços ofertados porque a falta de registro entre os domésticos é muito grande. Dos cerca de 334,5 mil em atividade no Estado em 2001, apenas 86,4 mil eram registrados. “Se o motivo da informalidade for a falta do documento, então ela vai diminuir”, observa o delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, que acompanhará a abertura do mutirão.

Apoiando o protocolo de carteiras, também estarão funcionando três plantões fiscais: um sobre legislação e direitos, outro sobre seguro-desemprego e um terceiro para receber denúncias sobre discriminação no trabalho. Para dar conta da demanda, a DRT está escalando oito servidores. São três auditores fiscais, dois servidores da área de seguro-desemprego, dois da área de carteira de trabalho e um do Núcleo Pró-Igualdade.

Os domésticos que procurarem os serviços do mutirão também terão direito a orientações sobre saúde e práticas de manipulação de alimentos, dicas sobre cursos, oficinas de lazer, corte de cabelo grátis e – para quem levar crianças – cama elástica.

continua após a publicidade

continua após a publicidade