Móveis e frutas com certificação

Brasília

  – Para atender ao mercado externo e aumentar as exportações, o governo lançará em agosto a Certificação de Manejo Florestal, para madeira e móveis, e a Certificação de Produção Integrada de Frutas. Segundo o diretor de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Alfredo Lobo, países como os Estados Unidos e os da Comunidade Européia impõem uma série de restrições à entrada de madeira e frutas.

Esses mercados exigem certificados de que não houve exploração predatória de florestas, por exemplo, para importar madeiras e móveis ou garantias de que as frutas cumprem as exigências sanitárias e são livres de pragas. A Certificação de Manejo Florestal será lançada em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.

Avaliação

O Inmetro também duplicou a lista de produtos que precisam passar obrigatoriamente pela avaliação do órgão, os chamados produtos com certificação compulsória. Até o final de 2003, mais 41 produtos passarão pela análise do Inmetro incluindo, entre outros, chupetas, capacetes industriais, isqueiros, lampâdas, seringas e agulhas hipodérmicas, bebedouros e cinto de segurança.

Os produtos de certificação compulsória sofrem uma fiscalização freqüente dos técnicos do Inmetro. Lobo explicou que atualmente apenas 40 produtos integram essa lista, onde se avalia a qualidade e o cumprimento às normas daqueles produtos que podem causar danos à saúde e ao meio ambiente ou ponha em risco a segurança das pessoas, como botijões de gás.

Voltar ao topo