A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) chega aos 18 meses do governo Roberto Requião com 4.138 casas concluídas em 207 empreendimentos, e 4.257 em obras em 406 conjuntos. No total, são 8.395 moradias, que resgatam a dignidade e dão melhor qualidade de vida a seus moradores, movimentam a economia dos municípios e geram postos de trabalho. A construção de moradias gerou mais de 25 mil postos de trabalho no Paraná nos últimos 18 meses. A obra de uma casa emprega pedreiros, serventes, carpinteiros, eletricistas, encanadores e pintores, entre outros profissionais.

A Cohapar adota o sistema de construção por autogestão ou gestão comunitária, em que os próprios mutuários administram os recursos da obra, comprando o material de construção e contratando a mão-de-obra. “Isso garante que os empregos sejam gerados no município que recebe as moradias, fazendo com que o dinheiro investido fique por lá mesmo”, disse Romanelli.

No início de 2003, a Cohapar adotou fôrmas metálicas em boa parte de seus canteiros de obras, em lugar das tradicionais, de madeira. As novas fôrmas são mais duráveis e garantem mais qualidade e precisão na execução das casas. Por isso, elas exigem menos capacitação da mão-de-obra, o que permite que os empregos gerados estejam ao alcance de pessoas com pouca experiência em construção civil. “Estamos ao mesmo tempo aprimorando nossas moradias e oferecendo trabalho a quem mais precisa”, afirmou.

O servente de pedreiro Gilson Menezes Souza, 32 anos, estava há algum tempo sem serviço até encontrar trabalho nas obras do programa Casa da Família Indígena, em São Jerônimo da Serra. A Cohapar constrói 40 moradias no município, um dos mais carentes do Paraná. O investimento é de R$ 400 mil. “Esse trabalho apareceu em boa hora”, disse Gilson. “Nada como ter uma renda garantida no fim do mês.”

Os programas

A Cohapar tem programas habitacionais para moradores das cidades e do campo. O Casa da Família, principal programa da empresa, oferece casas de 40, 44, 52 e 63 m , com dois ou três quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Elas são construídas em alvenaria, têm forro e são cobertas com telhas cerâmicas. Cada tamanho tem pelo menos cinco opções de projeto arquitetônico, à escolha do morador.

Os pequenos agricultores do Paraná são atendidos pelo programa Casa da Família Rural, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. O programa oferece casas de 52 m2 e três quartos, com duas opções de projeto desenvolvidos especificamente para a realidade do campo. O financiamento pode ser pago em equivalência-produto.

O Casa da Família Indígena é o primeiro programa do Brasil com casas especificamente projetadas para as populações Guarani e Kaingang. Os projetos, desenvolvidos em parceria com lideranças das comunidades e indigenistas, respeitam a cultura e os costumes dos povos.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e o Fundepar, a Cohapar constrói as moradias do Casa do Zelador. São casas de 52 m  e três quartos anexas a escolas da rede estadual, destinadas preferencialmente a famílias de policiais militares. O objetivo é aumentar a segurança da comunidade escolar e preservar o patrimônio público.

Todos os programas habitacionais do governo do Paraná são desenvolvidos em parceria com o governo federal ? por meio da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades ? e com as prefeituras. Outros órgãos do Estado, como a Copel e a Sanepar, também são parceiros da Cohapar.

continua após a publicidade

continua após a publicidade