A agência de classificação de risco Moody’s Investors Service rebaixou as notas (ratings) dos bônus cobertos emitidos por bancos da Grécia. Entre os ativos rebaixados estão os bônus cobertos por hipotecas emitidos pelo Banco Nacional da Grécia, que foram classificados em A1 e colocados em revisão para nova baixa. No último dia 26, os bônus haviam sido rebaixados a Aa2.

Os bônus cobertos por hipotecas do Alpha Bank foram rebaixados para A1. Os papéis emitidos pelo Ergasias sob seu primeiro programa de bônus cobertos, que têm valor total de 5 bilhões de euros, foram rebaixados para A1. Os bônus do EFG Eurobank foram rebaixados a A2 e os do Marfin Egnatia Bank foram rebaixados a A1. Todos os ratings foram colocados em revisão para possível novo rebaixamento.

“Os rebaixamentos foram provocados pelo enfraquecimento do ambiente econômico na Grécia e o consequente aumento dos custos de financiamento do país”, disse a Moody’s em comunicado. A agência observou que está atualmente revisando os ratings soberanos da Grécia, conforme anúncio feito no dia 22, quando rebaixou a classificação para A3. As informações são da Dow Jones.