Moody?s fala em erro “positivo”

São Paulo

(AE) – A Moody?s admitiu ontem que errou ao estimar que o sentimento negativo do investidor em relação ao Brasil seria transitório. O diretor da agência, Vincent Truglia, explicou que, por acreditar na transitoriedade, a agência confirmou o outlook positivo para o País em meados de abril. Foi forçada, no entanto, a rebaixar o rating do Brasil no mês passado. “Infelizmente, acreditamos que o sentimento negativo do investidor era transitório, mas nisso nós erramos”, admitiu o diretor.

A Moody?s foi duramente questionada por analistas, durante teleconferência ontem pela manhã, sobre o porquê de ter rebaixado a classificação de risco do Brasil somente em junho.

Desconfiança

Outros participantes focaram nos fundamentos da economia brasileira. Logo após os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, o Brasil aumentou a oferta de títulos indexados ao dólar, um sinal de que o mercado já via o País com desconfiança.

Bancos

A Moody?s rebaixou ontem a nota de cinco bancos brasileiros: Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bradesco, Itaú e Unibanco. A agência rebaixou as notas dos bancos de A3 para A2, além de adotar um viés negativo para essas notas.

Voltar ao topo