Pessoas portadoras de deficiência têm uma boa oportunidade de encontrar emprego até o final deste mês. A Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, está oferecendo 50 vagas para o cargo de auxiliar de produção, distribuídas nos setores de montagem e solda de uma montadora do município. O nome da montadora não foi divulgado, mas todas as vagas são para a mesma empresa.

continua após a publicidade

Empresas com mais de 100 funcionários devem disponibilizar, legalmente, de 2% a 5% de seus cargos para pessoas portadoras de deficiência. A porcentagem varia dependendo do número de empregados.

O responsável pelo Programa de Apoio para Pessoas com Deficiência da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, Vilson Marques, diz que o preconceito está diminuindo cada vez mais, já que as empresas ofertam até mesmo mais vagas do que o obrigatório por lei.

“A demanda de pessoas com deficiência é menor do que o numero de vagas”, afirmou. Para ele, o grande problema é a falta de qualificação. “Embora as empresas ofertem as vagas para pessoas portadoras de deficiência, elas costumam até abrir mão da escolaridade porque não acham o perfil que precisam. O mercado existe, temos muitas vagas para eles, mas falta qualificação”, explicou.

continua após a publicidade

Segundo Marques, a Agência do Trabalhador de São José oferece uma média de 50 a 60 vagas para portadores de deficiência, por mês. A maior parte delas são para as áreas de metalurgia, alimentos, indústria plástica e prestação de serviços (como telemarketing, por exemplo).

Deficiências de todos os tipos são comuns na agência, sendo que a auditiva geralmente tem um número bem maior de candidatos. “Nós não costumamos comentar sobre qual o tipo de deficiência preferido para tal vaga, pois pode gerar discriminação”, comentou.

continua após a publicidade

As vagas ainda não foram preenchidas por completo. Os interessados devem comparecer na Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais levando a carteira de trabalho, o documento de identidade e um comprovante de residência.

Quem se candidatar às vagas da montadora terá que fazer uma prova escrita, passar por uma dinâmica de grupo e, ainda, um teste na empresa. O horário de atendimento é das 8h às 16h.

A agência fica na Avenida Senador Souza Naves, 755, Centro de São José. Todos os serviços prestados pela Agência são gratuitos e o portador de deficiência não enfrenta filas para ser atendido.

Se você tiver dúvidas ou sugestões mande um email para emprego@oestadodoparana.com.br.