Momento é adequado para Fed elevar juros, diz ministro australiano

Chegou a hora de o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) elevar os juros básicos dos EUA e a Austrália espera que isso seja feito logo, afirmou hoje o ministro de Finanças australiano, Mathias Cormann.

“Nossa expectativa é que (a alta de juros) irá acontecer”, disse Cormann, em entrevista concedida às margens da reunião da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês). “Achamos que esse é o momento certo.”

O Fed decide sobre juros na próxima semana, nos dias 16 e 17. O desafio do BC norte-americano é definir se a economia dos EUA se fortaleceu o suficiente para justificar sua primeira alta de juros em quase uma década.

Várias economias do G-20 defendem a elevação de juros como forma de encerrar as incertezas sobre o assunto, em um momento de desaceleração global.

Cormann também comentou que a economia da Austrália está tendo um “desempenho muito bom”, considerando-se a forte queda vista nos preços de algumas das commodities que o país exporta, como minério de ferro.

“O crescimento está mais comedido agora, como seria de se esperar”, comentou Cormann. “Mas continuamos a crescer, enquanto outras economias dependentes de commodities, como Canadá, Brasil, Chile e outros, enfrentam recessões ou tempos econômicos significativamente desafiadores.” Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo