MME adia programa de universalização

São Paulo

– O anúncio do programa de universalização do fornecimento de energia elétrica, que deveria ser anunciado ontem pelo governo federal, foi adiado, sem definição de uma nova data, informou o Ministério de Minas e Energia. De acordo com assessores, o adiamento se deveu a “uma questão de agenda”.

O programa de universalização, que permitirá a inclusão de comunidades que não são atendidas com a energia elétrica, é uma das principais bandeiras sociais do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Conhecido como o “Fome Zero” da energia elétrica, o programa de universalização, conforme já anunciou a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, terá como meta estender o fornecimento de energia elétrica a 7 milhões de pessoas até 2006.

O governo já anunciou também que utilizará os recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para financiar os investimentos na ampliação da rede para atender às famílias que não têm acesso à energia elétrica. O custo da universalização do fornecimento é estimado em R$ 7 bilhões pelo ministério. A CDE foi criada originalmente para financiar a expansão das fontes alternativas de energia elétrica.

Voltar ao topo