Ministros da UE discutem socorro à Irlanda amanhã

O Tesouro do Reino Unido confirmou, neste sábado, que os ministros de Finanças da União Europeia (UE) se reunirão no domingo em Bruxelas para discutir o pacote de ajuda à Irlanda. Um porta-voz informou que o encontro será a partir das 13 horas (hora local), com os ministros de Finanças do Eurogrupo, formado por aqueles países que usam o euro, além do Reino Unido, Suécia e Dinamarca.

Esses três países indicaram que devem dar empréstimos bilaterais à Irlanda. Ainda segundo o porta-voz, às 16 horas (hora local), haverá uma reunião com todos os 27 ministros de Finanças da UE.

Aparentemente, o impulso para que houvesse a reunião partiu da França. Antes, a expectativa era que ocorresse uma teleconferência entre os ministros no domingo sobre o tema.

O encontro no domingo ocorre em meio à pressão sobre os países europeus para que concordem rapidamente com um pacote de ajuda à Irlanda, que deve ficar na casa dos 85 bilhões de euros. As preocupações em torno da situação fiscal da Irlanda e dos bancos do país têm pressionado os mercados financeiros nos últimos dias.

Ainda que a Irlanda seja o foco principal, os ministros devem discutir também o risco de contágio para outros países, como Espanha e Portugal, disse uma pessoa familiar com a questão, pedindo anonimato. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo