CAE

Ministro Guido Mantega irá ao Senado explicar mudança na poupança

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado marcou para o próximo dia 15 uma audiência pública para que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fale sobre as mudanças da caderneta de poupança. Nesta terça-feira, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, havia acertado, durante um café da manhã com líderes partidários, que Mantega estaria à disposição dos parlamentares para explicar a medida provisória que altera a forma de remuneração da poupança.

Após a aprovação do requerimento, o presidente da comissão, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), informou que Mantega já confirmou participação na audiência. A MP é uma das apostas do governo para baixar a Selic para patamares inferiores a 8,5% ao ano, sem que haja uma migração de investimentos de fundos para a caderneta.

“São dois assuntos importantes que os líderes estão entendendo que devem ser debatidos nos próximos dias”, disse Ideli, à saída do encontro, realizado no gabinete do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). “(Ele vai) apresentar os dados sobre as modificações na poupança e principalmente para que os juros caiam”, completou.

Não está descartada a ida de Mantega também a uma comissão da Câmara dos Deputados, casa em que a MP da poupança tramitará inicialmente. A ministra disse que o governo espera ver aprovado pelo Congresso a medida provisória até meados de 2012, antes, portanto, do recesso parlamentar e do inicio da campanha municipal.