Ministro do Trabalho pede suspensão da flexibilização da CLT

O novo ministro do Trabalho, Jacques Wagner, disse ontem que seu primeiro ato como ministro será solicitar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a retirada do projeto de lei que flexibiliza as leis trabalhistas em tramitação no Senado. “O primeiro ato é pedir ao presidente da República para retirar o projeto de flexibilização da CLT, que está no Senado, e que o partido [PT] votou contra quando passou na Câmara. A gente espera que um novo projeto possa ser construído a partir do diálogo do fórum trabalhista”, disse Wagner.

O novo ministro elegeu como prioridade de sua gestão a geração de emprego e renda e combate ao trabalho infantil e escravo, que já estão presentes no programa de governo de Lula.

Ele disse que também irá trabalhar para uma maior formalização do trabalho e projetos de economia solidária – pequenas cadeias produtivas de iniciativa popular, que valorizariam as economias locais.

O novo ministro prometeu que irá apresentar ainda este ano dois projetos-piloto para a implementação do programa Primeiro Emprego, que terá como modelo a gestão petista no Rio Grande do Sul.

Segundo Wagner, serão escolhidas duas cidades do país para abrigarem os projetos que prevêem uma contrapartida do Estado às empresas que contratarem jovens para seu primeiro emprego. O projeto também já havia sido apresentado na campanha de Lula.

Voltar ao topo