Ministro diz que suspensão das teles deve terminar em 15 dias

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse acreditar que as operadoras de telefonia móvel, que tiveram as vendas suspensas por decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), devem retomar as vendas dentro de 15 dias.

“É um prazo mais que suficiente para que elas apresentem soluções, planos de investimento e convençam de que vão melhorar os indicadores”, disse o ministro.
Apesar de achar que o prazo é “razoável”, ele disse que não haverá interferências, por parte do ministério, sobre a agência.

“Não vou ligar e perguntar se eles não vão liberar as empresas. Não estamos com pressa, quem esta com pressa são eles. Ninguém vai pressionar a Anatel. Ninguém vai dar um jeitinho”, disse.

Na tarde de hoje, o ministro recebeu o presidente da Claro, Carlos Zenteno. A empresa defendeu que está apresentando todas as medidas e que espera que haja celeridade, por parte da agência, na análise da Anatel, para que não fique mais tempo do que o necessário sob punição.

“Eu já falei que tem que ser o mínimo de tempo possível. Não temos, por exemplo, que resolver a questão no mesmo dia para todas. Quem for mais ágil e contentar a equipe técnica da Anatel, vai voltar a vender primeiro”, disse Paulo Bernardo.

O ministro evitou comentar qual a empresa ele acredita estar mais empenhada ou preparada para apresentar o plano primeiro. Bernardo disse apenas que todas estão em contato com a Anatel e que ele próprio vai conversar com João Rezende, presidente da agência, para esclarecer que a empresa que tiver o plano pronto precisará da atenção da área técnica para verificar se as vendas podem ser retomadas. “Uma não tem que esperar as outras”, disse.

Até o momento, apenas a Claro agendou conversa com o ministro das Comunicações. “Se outra empresa quiser conversar, pode vir”, disse.