Ministro descarta temor do governo com inflação

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse nesta segunda-feira (1º) que o governo não está preocupado com a inflação. Segundo ele, o Banco Central revisou a projeção para o ano, mas o dado continua dentro da meta.

"Não há uma preocupação especial no momento. Houve preocupação por conta da entressafra, que encareceu o leite, mas os preços já voltaram ao normal e o aumento da inflação está afastado", afirmou o ministro, que participou da inauguração da Câmara de Construção da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

O ministro afirmou também que o aumento das importações acontece principalmente, por conta das compras de máquinas e equipamentos, e não de bens de consumo. Isso significa que a produtividade das indústrias está em alta, o que afasta ainda mais um aumento da inflação por demanda.

Miguel Jorge disse ainda que o aumento da tarifa para a importação de têxteis, calçados e confecções, em vigor desde a última sexta-feira, também não provocará alta no preço desses artigos. Isso porque, explicou o ministro, estudos divulgados hoje dão conta de um aumento bastante forte na produção interna desses produtos, o que novamente afasta o risco de inflação.

Voltar ao topo