Diálogo aberto

Ministro convoca Estados para alavancar medidas anticrise

O governo federal convocou os 27 Estados brasileiros a acelerar os investimentos em infraestrutura como forma de combater a crise econômica internacional. O “recado” foi passado na manhã de hoje pelo ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) durante um encontro com os secretários de desenvolvimento e planejamento dos Estados no Rio.

O encontro foi o primeiro desde as eleições do ano passado. O ministro propôs a “sinergia” entre os projetos de infraestrutura dos Estados, do Distrito Federal e da União. “Temos 27 alavancas estaduais de desenvolvimento e uma poderosa alavanca central, a União, mas temos de integrar ainda mais nossas agendas para dar o maior impulso possível às ações anticrise”, disse Pimentel.

O encontro foi mediado pelo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, que pediu aos secretários que o planejamento dos Estados considere períodos de tempo que vão além dos mandatos de governadores. “Precisamos de projetos de médio e longo prazo, que permitam um investimento consistente e em grande escala”, afirmou.

Os projetos mais comentados durante o encontro referiram-se às questões logísticas, como portos, aeroportos e rodovias. Entre os projetos estão as ferrovias Norte-Sul e Leste-Oeste, e os portos ao longo do litoral das regiões Sul e Nordeste.