Ministério do Turismo fará parte da Camex

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, embaixador Sergio Amaral, anunciou hoje, durante o lançamento de um plano de ações para o desenvolvimento do Turismo, que o Ministério do Esporte e Turismo passará a ocupar uma vaga no Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

O tratamento do assunto pela Camex surge no momento em que o País todo sabe que o nosso dever é contribuir para que possamos gerar mais recursos em moeda forte”, disse o presidente Fernando Henrique Cardoso, durante solenidade no Palácio do Planalto. Para Amaral, a iniciativa é “uma forma de avançar na simplificação e no esforço de articulação do Governo com o setor”.

Durante a cerimônia, o ministro destacou ainda a importância do turismo na economia e os trabalhos que vêm sendo conduzidos pelo Governo para alavancar o desenvolvimento do setor produtivo. “Quando dizem que nós não temos política industrial, se esquecem de que o Fórum de Competitividade é a forma mais inteligente e moderna de fazer política industrial. Eu estive no
México, há pouco tempo, e o governo mexicano resolveu criar um Conselho de Competitividade. Nós temos isso há vários anos, e com resultados que são muito positivos”, disse.

De acordo com Amaral, o Brasil recebia dois milhões de turistas estrangeiros em 1995. No ano passado, passou a receber mais de cinco milhões. A receita do turismo passou de US$ 2 bilhões para US$ 4 bilhões nesse mesmo período.

Voltar ao topo